Março – Mês da Alfabetização

alfabetiz

Um dos problemas mais cruciais do nosso país e do mundo é a falta de instrução escolar. O contingente dos que não sabem ler e escrever ou que escrevem e lêem mal é muito grande.
E isto nós mesmos vemos no nosso dia-a-dia.

O Conselho Diretor do Rotary International instituiu o mês de março como o “Mês da Alfabetização”, para incentivar os clubes a desenvolverem projetos de alfabetização, principalmente de adultos.

Dentre as ênfases dos últimos anos rotários, destaca-se a atenção especial que os rotarianos devem dar para a ALFABETIZAÇÃO e a EDUCAÇÃO.

Pode-se ajudar as pessoas de inúmeras maneiras, como doando roupas ou patrocinando empréstimos rotativos. No entanto, essa ajuda, embora nobre e valiosa, será apenas um paliativo, pois só uma coisa pode vencer a pobreza, e ela se chama EDUCAÇÃO.

O analfabetismo é uma desgraça que deixa à margem milhões de pessoas, as quais são incapacitadas de mudar seu futuro e escapar das garras da ignorância e pobreza. É praticamente impossível escapar do impiedoso ciclo da pobreza sem saber ler, escrever e fazer contas básicas de matemática.

O Clube – qualquer clube – pode implementar em sua comunidade um programa de alfabetização. O Escritório do RI em São Paulo, possui vasta literatura sobre o assunto. Os clubes que patrocinam Rotaract, Interact e NRDC – Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário são incentivados a dividir com eles a idéia. Contatos com as Secretarias Estadual e/ou Municipal de Educação, além de Escolas locais podem ajudar e ser um caminho.

(Fonte: PEDIR, Programa Especial De Instrução Rotária)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>